domingo, 24 de março de 2013

Fragmentos da realidade: O passado, presente e futuro impregnados na geração X, Y, Z


Existem alguns termos que vem sendo usados por especialistas, para definir as distintas gerações do período pós moderno. Sempre existiu a necessidade de classificar grupos de pessoas situadas, ou nascidas na mesma época. Nos tempos de hoje, estas definições existem, e embora todos nós estejamos encaixados em uma dessas definições, muitas vezes não temos conhecimento deste fato, e quando sabemos, não conseguimos identificar a qual grupo pertencemos. 

O interessante é que nós estamos dentro dessas definições, e que o mais importante delas não são as pessoas que fazem parte desse grupo, e sim, a própria tecnologia. As gerações surgem junto com formas de tecnologia especificas, e se acabam quando são ultrapassadas por tecnologias superiores não acabam no sentido de ter um final, pois quem é nascido em uma geração, permanece nela constantemente, podendo apenas migrar e tentar se adaptar aos novos costumes da geração seguinte.

A Geração X denominada baby boomer (explosão de bebês), foi um fenômeno populacional Pós Segunda Guerra mundial, e que não foi apenas um crescimento na parte populacional, mas também, uma grande explosão na área de tecnologia e ciências, considerada um período de muita importância. 

Já a Z, se situa em outro período importante, tempo no qual foram aperfeiçoados os computadores, e a internet foi popularizada. A geração Y é chamada de ''mimada'', pois nasceram em um momento de plenitude tecnológica, aonde a oferta de aparelhos digitais é alta e tem preços acessíveis, sem contar a praticidade dos mesmos, que podem acessar a internet sem precisar de cabos.

É fundamental situar que mesmo com toda a evolução que vem ocorrendo nestas gerações, não é justo afirmar que vivemos em uma época livre de preconceitos apenas pelo fato de uma criança de três anos de idade já saber como utilizar um ''tablet'', da mesma forma que também não é correto alegar que a geração ''mimada'' seja inferior as outras só por estar em uma prática de vida onde muitasas vezes o mundo virtual prevalecemais do que o mundo real. Todas possuem seus lados positivos e negativos, todas merecem respeito e um olhar menos “clicherizado”.

Veja mais:

Fonte:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sobre Nós

Um blog divertido e descontraído, levando informação, comunicação e tecnologia até vocês! Somos os Borras de Café
Tecnologia do Blogger.
© Borra de Café